BOLETIM ATUALIZADO CORONAVÍRUS - Secretaria da Saúde de Lontras

Publicado em 14/04/2020 às 08:41 - Atualizado em 13/07/2020 às 10:17

A Prefeitura de Lontras através da Secretaria Municipal de Saúde divulgará dados sobre CORONAVÍRUS, atualizados diariamente, neste espaço na medida do possível e invariavelmente no final do dia ou início do dia seguinte!

Atualização: Hoje dia 21/06/2020 foi confirmado o terceiro caso POSITIVO de COVID-19 no Município de Lontras. O paciente é um Homem de 38 anos, sem comorbidades, sem histórico de viagens, fez exame PCR na Unidade de Saúde do Centro de Lontras. Paciente encontra-se internado na UTI do Hospital Regional de Rio do Sul.

Nota da Secretaria Municipal de Lontras 01_06_2020.   Conforme Boletins anteriores, nosso município teve dois casos POSITIVOS através de TESTES RÁPIDOS realizados de forma PARTICULAR. Após essas testagens, os pacientes por não confiarem nos resultados, já que não apresentavam sintomas, buscaram fazer SOROLOGIA ( testagem para COVID-19 através de soro (parte líquida do sangue) que detecta anticorpos para o SRAS-CoV-2), em outro laboratório, sendo este resultado NEGATIVO. Após estas divergências entre dois resultados de dois pacientes, nós da Secretaria Municipal de Saúde afim de entender o ocorrido e da melhor forma esclarecer e mostrar de forma transparente a real situação do município nos reunimos com a equipe técnica que após a análise criteriosa dos casos os dois pacientes foram considerados descartados, visto que o exame de sorologia tem maior confiabilidade.

No dia de hoje, quinta-feira 28/05/2020, recebemos a confirmação do terceiro caso POSITIVO para COVID-19 do município de Lontras. Masculino, 40 anos, sem comorbidades, teve confirmação através de teste rápido realizado de forma particular. Encontra-se em isolamento domiciliar e esta sem sintomas.

No dia de hoje, terça-feira 26/05/2020, recebemos a confirmação do segundo caso POSITIVO para COVID-19 do município de Lontras.
Masculino, 44 anos, sem comorbidades, teve confirmação através de teste rápido realizado de forma particular. Encontra-se em isolamento domiciliar e esta sem sintomas.

Infelizmente tivemos hoje, 25 de maio, constatado primeiro caso de COVID 19 em Lontras:

Recebemos na tarde desta segunda-feira o primeiro resultado POSITIVO para Covid 19 do Município de Lontras, paciente masculino, 37 anos, sem comorbidades, procurou a Secretaria Municipal de Saúde, Unidade do Centro, na semana passada com queixas de febre, dores no corpo, perda de olfato e paladar, realizou o exame PCR através de secreção nasal e amostra encaminhada para o Lacen em Florianópolis, atualmente se encontra em tratamento domiciliar e em isolamento tanto ele como sua família.

Ressaltamos a importância de seguir todas as orientações da OMS e do Ministério da Saúde, evitar aglomerações, utilização obrigatória de máscaras higienização das mãos e evitar sair de casa, somente o necessário, não levar crianças, adolescentes e idosos, bem como pessoas consideradas de risco. Fique atento e procure a Unidade de Saúde se tiver aos febre com dor de cabeça, dores no corpo, tosse, dor de garganta, coriza e diarreia